Quem Somos

Nossa História

Os passeios de bicicleta começaram em setembro de 1987, sem nome fixo, ora era Grupo do Pedal, Pedal Entre Amigos e finalmente PEDAL CLUBE DE PERNAMBUCO, nome escolhido em meados de 1988.

Sempre passeios entre familiares, amigos e convidados, onde saíamos passando pelas casas dos parentes e amigos, convidando para andar de bicicleta sem restrições de idade.

A velocidade era a do mais lento. Bicicletas sem marchas, quadro de ferro e velocímetro mecânico. A vestimenta era: bermuda, boné e camiseta.

De 1990 a 2003, andávamos mais para o lado de Olinda e Paulista, com passeios para SUAPE, Farol de Nazaré para beber o suco de araçá (Cabo de Santo Agostinho – PE), São Severino dos Ramos (Paudalho – PE).

Participamos também, dos passeios do grupo Nigth Bike, que ocorriam nas quartas-feiras saindo da Praça de Casa Forte e posteriormente de alguns passeios do Corujaqueira.

No final de 2002 com a maior freqüência de passeios no Recife – PE, o grupo voltou a aumentar e hoje após o advento da criação de um grupo na internet, temos em torno de 180 associados, dentre estes, 15 são coordenadores voluntários.

Os passeios eram dominicais, diurnos e urbanos, a partir de 2002, os passeios passaram a ocorrer às terças e quintas-feiras no horário noturno. Com a necessidade de mais passeios para alguns ciclistas que gostam de maior velocidade, foi criado o PEDAL VAPOR. Para os maridos que gostariam de iniciar as mulheres, foi criado o PEDAL CASAL. Para os que gostam mais de trilha, viagens e maiores desafios, foi criado o PEDAL ALTERNATIVO. A média de quilometragem dos passeios são:

Diurno:
– Aos domingos e feriados em torno de 50 a 70 km, velocidade média de 20 km.

Noturno:
– Terça-feira: das 20:00h às 22:30h, quilometragem de 38 à 44 km, velocidade média de 20 km/h.

– Quinta-feira: das 20:00h às 23:00h, quilometragem de 40 à 50 km, velocidade média de 22 à 24 km/h.

Quilometragem:
rodamos uma média mensal de 560 à 840 km por mês. No mínimo rodamos 560×12=6720 km por ano.

Odilon Dias
Fundador e Coordenador do Pedal Clube de Pernambuco