Dicas

alimente-se antes

Durante a pedalada, coma antes de sentir fome, porém de maneira moderada, para não causar a sensação de estômago cheio. O mesmo ocorre com a hidratação: ingira líquidos antes de sentir sede.

alimente-se bem

Durante os três dias que antecedem uma longa pedalada, consuma alimentos ricos em carboidratos (massas, arroz, batata, pães, cereais, frutas e vegetais) e hidrate-se bem.

cuide da bike

Certifique-se que a sua bicicleta está devidamente equipada para o percurso pretendido. Caso aja dúvidas, pergunte a alguém com mais experiência ou que já tenha feito o trajeto.

fique hidratado

Além de água, o organismo precisa repor os sais minerais perdidos. O ideal é utilizar bebidas isotônicas, que são projetadas para este fim. Na falta delas, vale água de coco.

Gastos Calóricos

Gastos calóricos: Ciclismo Lazer: 280kcal/h, Ciclismo moderado: 560kcal/h, Mountain Bike: 700kcal/h, Corrida: 600-800kcal/h, Subir escadas: 1.100kcal/h

Pedalar em grupo

Segundo o livro “High-Tech Cycling, um Ciclista economiza mais de 25% de energia ao pedalar atrás de apenas outro ciclista. Atrás de duas ou mais bicicletas, a economia é de 27%. Já no meio de um pelotão o ciclista economiza 39%.


Para pedalar por longas distâncias

Pedalar por longas distâncias exige muito do seu corpo, principalmente quando não se faz o planejamento da aventura.

É essencial estudar o roteiro, com suas particularidades: o tipo de terreno, a distância entre os pontos de abastecimento, segurança, tábua de marés, etc.

Uma boa dica é calcular o tempo de cada trajeto e acrescentar um pouco mais para eventualidades. Dessa forma, um pneu furado ou um câmbio quebrado não vão lhe colocar em apuros, tendo que pedalar desesperado para chegar ao destino. Fique atento!